Localização: Terra Indígena Xikrin – Parauapebas – Estado do Pará

E-mail: institutoibx@gmail.com

JOGOS
INDÍGENAS

A programação da III Edição dos Jogos Tradicionais Indígenas Xikrin, ocorreu na aldeia Ôôdjã com abertura no dia 20 de julho do 2019, contou com a participação de dezesseis equipes de atletas de cinco aldeias da região se apresentaram com manifestação cultural, cores, danças, cantos e garra. Foram seis dias de atividades esportivas, danças, pinturas. O evento contou com a presença de autoridades e lideranças indígenas, e um público de mais de 1.700 pessoas, 600 atletas, entre mulheres e homens, disputaram nas modalidades de cabo de guerra, futebol, corrida de 100 e 5 mil metros, arco e flecha, arremesso de lança, entre outros.

Na noite do dia 26, as equipes se reuniram na arena da aldeia para a cerimônia de entrega das medalhas e troféus para atletas e times vencedores nas modalidades de arco e flecha, cabo de guerra, futebol feminino e masculino. Os Atletas e times vencedores em 2019 foram, Futebol Masculino – Time Krimeityk, aldeia Kateté , Futebol Feminino – Time: Kam Krokrok, aldeia Kateté, Melhor atleta – 4 gols – Greinhi, Concurso de beleza – Painpri, aldeia Kateté, Corrida Feminina – 5 mil metros/ Yapore, aldeia Kayapó, Corrida Masculina – 5 mil metros/Bep – Kanara, aldeia Dju Djeko, Cabo de guerra – Kênhoro, aldeia Dju Djeko, Arco e fecha – Jacson, aldeia Kateté, Arremesso de lança – Katapt, aldeia Kateté.

A programação dos jogos indígenas encerrou com a passagem da tocha feita pelo cacique BEP TUM XIKRIN para o cacique BEP KROKROTI da aldeia DjuDjeko.

Os Jogos dos Povos Indígenas são considerados um dos maiores encontros esportivos culturais e tradicionais de indígenas da América. Com o objetivo central de promover o esporte sócio-educacional como identidade das culturas a, voltado à promoção da cidadania indígena, à integração e aos valores originais. A diversidade cultural dos povos indígenas brasileiros é hoje representada por cerca de 230 etnias que vivem em suas terras originais e que ainda mantêm vivas aproximadamente 180 línguas. São povos diferentes entre si, cada uma com sua identidade cultural, manifestações, usos, tradições, costumes, habilidades tecnológicas, organização social, ritos, crenças, filosofias, espiritualidades e seus esportes tradicionais peculiares.

pt_BR